segunda-feira, 28 de março de 2011

Proposta de produção de texto narrativo

Marginal
            Fiquei muito orgulhoso quando soube o que era marginal. Foi o Lelo que me explicou:
            - No sentido mais amplo, é alguém que fica a margem de alguma coisa. À margem da sociedade, da moral, por exemplo. No sentido mais restrito é “bandido”, “criminoso”, “vagabundo”.
            Gostei do primeiro sentido, porque eu me achei parecido com os heróis da coleção “Terramarear” (1) que viviam longe dos outros e não tinham ninguém para encher o saco. Mas, de vez em quando eu ficava triste com as coisas que fazia. Quando via papai trabalhando de manhã até a noite (ele era alfaiate), me dava um dó e eu me sentia o pior marginal do mundo, no segundo sentido. Será que eu ia acabar na cadeia? Por que eu era tão ruim assim? Acho que eu gostava de ser ruim. Quando ia fazer alguma errada, nem pensava, ia logo fazendo.
            E contar mentira então? Como já disse, era o maior potoqueiro do mundo. Nenhum professor acreditava mais em mim:
            - Sr. Fernandes!- dizia o professor de Português. - essa eu não engulo. Sua tia já morreu no mês passado. Como pode ter morrido ontem?
            _ Outra tia seu Aristides. Acho que é mal de família.
GOMES, Álvaro Cardoso.
Produção de texto
            Você vai criar uma narrativa em que o personagem é um grande potoqueiro (mentiroso) e vai contar aos colegas uma de suas maiores potocas (mentiras). Apenas o leitor deve saber que tudo se trata de uma potoca; se os demais personagens vierem, a saber, (isso é sua escolha), será apenas no final.
Atenção a narrativa
_ Defina previamente qual o tipo de narrador vai contar a história (personagem, observador ou onisciente). Dessa definição dependerá o enfoque que você dará a história.
- Escolha o tipo de leitor (jovens, crianças, adultos). Dessa escolha dependerá a seleção de palavras, a organização das frases, o tipo de linguagem que você vai usar.
- A mentira deverá ser o centro do conflito.
Atenção a linguagem
- Na descrição dos elementos que fazem parte da potoca, use e abuse dos adjetivos, para que o leitor possa ver os elementos que o narrador fala.
- Apele para a mistura de sentidos: as cores, gostos, cheiros, mexa com os sentidos do leitor, para que ele seja envolvido por sua história- aliás, envolva-se você também, ao escrevê-la.
Bom trabalho!

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