Dicas para
escrever bem
Quando se escreve ou quando
se fala, é com o fim de comunicar algo; portanto na construção de textos na
sala de aula é necessário primeiro pensar.
Escrever é como jogar xadrez.
Por quê? A pessoa que sabe jogar visualiza o tabuleiro para ganhar o
adversário. Ela pensará cada peça movida. É preciso desenvolver a lógica, do
raciocínio e do problema; habilidade de memória, da concentração e da
visualização; a confiança; a paciência; a determinação; o equilíbrio; a
expressão de si mesmo, a atenção; a criatividade; a capacidade para aprender as
intenções do outro.
Porém, qual é a relação de
xadrez com o ato de escrever? Para escrever, precisa-se de muito treinamento da
memória para organizar as idéias.Para ordená-las, precisa-se pensar. Pensar que
escrever certamente não será uma questão de dom". No pensamento do autor,
para pôr palavras no papel é necessário antes pensar, e depois transpirar. Para
saber escrever, é necessário ordenar os pensamentos e pôr as palavras certas.
Se isso acontecer, o texto ficará claro , portanto o leitor saberá as idéias
principais dos parágrafos, ou seja, se tem unidade global é porque a
pré-escrita está bem elaborada e o aluno não se perderá na sequência de idéias.
Quando se pensa no tema,
deve-se planejar o texto, pois surgirão muitas idéias desorganizadas que depois
serão hierarquizadas e assim o escrito será compreensivo. As idéias e o
pensamento são abstratos e só irão materializar-se com a linguagem escrita.
A idéia de que uma pessoa que leia muito necessariamente
escreve bem é falsa. Então quem lê muito não significa que vai redigir bem?
Quando o aluno tem muita leitura, é importante analisar a leitura de como o
autor planejou o texto. Pela leitura
você ganha experiências, você observa como um escritor tratou habilmente uma
situação difícil, como usou as palavras e as expressões, como descreveu, como
gerou expectativa, como arrancou emoções. Leia e aprenda, leia observando, como
quem observa a natureza. Apenas ler, sem selecionar a leitura e tentar entender
o que esta lendo não contribui no processo de boa escrita.
Quem lê se informa do
"mundo" e adquire experiências. Toda produção escrita deve ser
analisada pelo aluno: por que o autor usou tais expressões? Por que escolheu
essas palavras para dar emoção ao escrito? O educando tem que observar tudo
sobre o texto para aprender cada vez mais.
É importante dar preferência
a autores de qualidade. Então para escrever o aluno deve ter o hábito de ler
constante.
Comece lendo bons autores
modernos, no gênero que você mais aprecia. Se gosta de histórias em quadrinhos,
comece com elas. Leia os cronistas de jornal, os comentários e editoriais, que
são pequenos e rápidos. Observe sempre como eles estruturam o texto, como usam
as palavras e como constroem as imagens.
Ler um fragmento de um
jornal por dia para analisar o conteúdo, uma revista por semana, um livro por
mês. Isso ajudará a escrever melhor.
Quem escreve, tem a intenção
de revelar-se para os outros e traçar um destino, ser lembrado como escritor, e
colocar-se no campo de batalha de trabalho com outros escritores.
Cada escritor tem um estilo
de produzir um texto, porque cada redator é único, e cada um quer conhecer
outras maneiras de pensar. Quem escreve claro, expõe as idéias de tal modo a
não permitir dúvidas quanto à interpretação.
O ideal é iniciar o processo
de escrita do texto fazendo uso de paráfrase.Paráfrase é uma redação escrita
pelo autor, a partir de pensamentos de outra redação, sem sair de seu conteúdo,
mas usando outras palavras. Para conseguir uma paráfrase é preciso entender
todas as idéias que o autor do texto original quis transmitir, em todos seus
detalhes..
Quando o estudante começa a
escrever sem pensar, sem ler, isso o leva a uma redação sem rumo e não chega a
nada, a algo concreto. Escrever é um trabalho árduo, enquanto um texto em
desordem é um sintoma de um pensamento confuso. Ou seja, quem não pensa bem,
não escreve bem. Agora quem planeja as idéias com um propósito chegará a um
pensamento organizado.
Todo texto a ser redigido
passa por uma fase de planejamento. Esse planejamento é pessoal: há pessoas que
se dão um tempo, organizam o texto mentalmente e começam a redigi-lo; quem
observa, acha que as idéias escorrem do cérebro pela ponta da caneta.
O estudante que nunca
escreveu ou que está tentando redigir pensa que o escritor fez sem planejar.
Mas não é assim. Quem planeja vai construir um texto claro.
Não há escrita sem
planejamento. Não há produção sem revisão, não há texto sem leitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário