domingo, 13 de novembro de 2011

Como escrever bem?

Para escrever bem é necessário treino!

O primeiro conselho para quem produzir um bom texto é: Leitura. Quem lê muito, certamente terá uma maior facilidade para a realização da escrita, mas o importante também não é só uma leitura superficial, é importante que sempre  faça uma análise do que se lê, a leitura faz parte da vida, mas a interpretação do que se lê nem sempre acontece!
Atente-se aos gêneros textuais, se para você é difícil inventar uma história com personagens, esqueça a narração! Se acha complicado levantar fatos e usar de argumentos para sustentá-los, deixe a dissertação para outro momento. Agora, se você sabe os pronomes de tratamento que devem ser usados, a estrutura que deve ser seguida, e a linguagem usada em uma cartas, então, mãos a obra!
Outra dica é pesquisar sobre os outros tipos de texto que vão além do trio dissertação-narração-carta, como: as derivações de carta (ao leitor, argumentativa, carta-resposta, comercial), memorando, fábula, ofício, ata, manifesto, diário, e assim por diante.
Os vestibulares, de modo geral, estão enfatizando as pluralidades textuais. Pratique! Escreva! Esta é outra palavra-chave para quem deseja ser um bom escritor!
Nada melhor do que praticar para aprimorarmos cada vez mais aquilo que aprendemos! E, por fim, aqui vai outro eco que deve ressoar em seu pensamento depois de “leia”: Escreva! Há semelhanças entre os dois: são motivacionais, mas dependem da pessoa para serem realizados! E só há uma diferença: para o segundo você precisará de papel, lápis e borracha!  Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário